Carregando
  • HOME
  • BLOG
  • Feira do Livro de Nova Petrópolis terá atividades culturais e literárias voltadas para a inclusão

Onde ir

A programação da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, que possui o lema “Não há limites para quem lê”, está repleta de atrações artísticas e literárias que vão destacar a inclusão, tema do evento que ocorre de 8 a 13 de outubro na Rua Coberta. Contações de histórias, espetáculos teatrais, Acampamento dos Leitores, Escritores do Amanhã, apresentações musicais, Salão de Artes Plásticas e Aventura Pronta, além de atividades lúdicas e do aclamado espetáculo “A Dança do Coração”. Outra grande atração da 24ª Feira do Livro é o patrono André Werkhausen Boone, escritor cego de Nova Petrópolis que foi reconhecido pela Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB) como o primeiro patrono cego de um evento cultural do país.

A Rua Coberta vai se transformar em um complexo montado para destacar a cultura e a literatura por cinco dias em Nova Petrópolis. No espaço haverá 12 estandes de livreiros e os visitantes terão à disposição uma Praça de Alimentação exclusiva. As atrações artístico-culturais da Feira do Livro vão brilhar no palco instalado no centro da Rua Coberta, este ano construído no nível do solo para facilitar o acesso de artistas, escritores e convidado, além de ser mais convidativo ao público. Reforçando ainda mais o caráter de inclusão, o evento contará com um intérprete de libras em diversas atividades.

Uma novidade da edição 2019 do evento é a raspadinha premiada. Ao efetuar compras em qualquer um dos 12 estandes de livreiros da feira, o visitante receberá uma raspadinha temática do evento. Diversas raspadinhas estão premiadas com entradas gratuitas e descontos em ingressos para os Parques Acqua Lokos, Terra Mágica Florybal e Snowland, além de outros prêmios surpresa.

Conheça as atividades e a programação oficial da 24ª Feira do Livro

Atividades lúdicas e literárias

A Rua Coberta será cenário para as surpreendentes Contações de Histórias, atividade que vai contar com o escritor e compositor Gaudêncio Terra, que possui mobilidade reduzida e vai contar a história “Geninho: o menino azul”. As Vivências com Jogos Cooperativos, nas quais os participantes serão convidados interagir com brincadeiras de antigamente, também serão atrações. O Mágico de Bolhas promete encantar novamente o público com seus criativos números envolvendo bolhas de sabão. Os momentos literários do evento ficam por conta do Entardecer Poético com Paulo Vargas, além do lançamento de livros de autores locais e visitantes, do Sarau das pessoas com baixa visão e das ações envolvendo o patrono André Werkhausen Boone, que vai interagir com autores, autoridades mirins e ministrar palestras.

Espetáculos teatrais

O palco da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis se transformará em cenário para quatro espetáculos teatrais que vão destacar literatura e inclusão. As peças “Aventuras na Biblioteca”, “Chapeleiro Maluco” e “Dom Quixote – O Sonhador Solitário”, além do musical “Celebridades: Nasce uma Estrela”, serão destaque na programação do Feira do Livro nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Todas as apresentações serão realizadas no palco localizado na Rua Coberta e terão entrada gratuita.

Acampamento dos Leitores

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva vai abrigar leitores mirins no Acampamento dos Leitores. A atividade, que terá contação de histórias, momento da leitura, lanche da noite e café da manhã, é gratuita e aberta para crianças de 9 a 12 anos. As vagas são limitadas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal, pelo telefone (54) 3281 2299.

Apresentações musicais

Os vencedores do Festival de Música Estudantil de 2018 terão lugar garantido no Palco da Feira do Livro. As Meninas Cantoras de Vale Real, o Coro Juvenil de Nova Petrópolis e as Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha, em conjunto com o Coro Canto e Encanto de Picada Café, prometem emocionar os visitantes. O pop/rock da banda Dizzy Riders, as canções do Acústico Preto e Branco e as versões orquestradas de músicas consagradas da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis vão compor a trilha sonora da 24ª Feira do Livro.

Espetáculo “A Dança do Coração”

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelstein vai reapresentar o espetáculo inclusivo “A Dança do Coração”, apresentação que contou com a participação de 11 convidados, entre eles, cegos, surdos, mudos, pessoas com síndrome de down e com deficiência física. O espetáculo emocionou o público do 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

3º Escritores do Amanhã

O concurso literário Escritores do Amanhã, aberto para estudantes de todas as escolas de Nova Petrópolis, terá como tema de redação “Inclusão e Aceitação”. Em sua 3ª edição, o projeto contará com as categorias 2º Ano, 3º e 4º Anos, 5º e 6º Anos, 7º e 8º Anos, 9º Ano, Ensino Médio, Educação Inclusiva e APAE, sendo uma redação por categoria. Os textos selecionados serão publicados em um livro, que será entregue aos autores das redações, professores e escolas no dia 13 de outubro.

3º Salão de Artes Plásticas

Pinturas, desenhos e esculturas produzidos por estudantes de Nova Petrópolis serão expostos em diversos espaços da Feira do Livro. As 24 peças artísticas serão avaliadas por um corpo de jurados em quesitos como técnica utilizada, originalidade e apresentação. O pintor local Jefferson Hoffmann, que possui limitação de movimentos dos braços e pernas e produz quadros utilizando a boca, é destaque do corpo de jurados do 3º Salão de Artes Plásticas.

Aventura Pronta

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Livro de Nova Petrópolis contará com a atividade Aventura Pronta. Os organizadores da atividade vão recrutar aventureiros dispostos a protagonizar narrativas literárias nas quais suas decisões vão determinar os rumos da história. As narrativas, desenvolvidas no estilo RPG, serão realizadas na Biblioteca Pública de Nova Petrópolis ao longo da Feira do Livro.

08/10 (terça-feira)

8h às 11h | 13h30min às 16h30min: Contação de histórias e Vivências com Jogos Cooperativos

19h: Abertura Oficial com o Patrono André Werkhausen Boone e vencedores do Festival de Música Estudantil 2018 anos iniciais

09/10 (quarta-feira)

8h às 11h | 13h30min às 16h30min: Contação de histórias e Vivências com Jogos Cooperativos

19h: Vencedores do Festival de Música Estudantil 2018 anos finais

10/10 (quinta-feira)

8h às 11h | 13h30min às 16h30min: Contação de histórias e Vivências com Jogos Cooperativos

19h: Vencedores do Festival de Música Estudantil 2018 ensino médio e universitários

11/10 (sexta-feira)

8h às 11h | 13h30min às 16h30min: Contação de histórias e Vivências com Jogos Cooperativos

18h30min: Escritores do Amanhã

19h30min: Teatro: O Chapeleiro Louco

20h: Acampamento dos Leitores para crianças de 9 a 12 anos (vagas limitadas)

12/10 (sábado)

10h: Encontro de Autoridades Mirins 2018 e Patrono André Werkhausen Boone

11h: Banda Dizzy Riders

13h30min: Meninas Cantoras de Vale Real

14h: Orquestra Jovem de Nova Petrópolis

15h: Palestra do Patrono e Sarau das pessoas com baixa visão

16h: Mágico de bolhas

17h: Lançamento de livros de autores locais e visitantes

18h: Musical Celebridades: Nasce uma Estrela

19h: Entardecer Poético com Paulo Vargas

20h: A Dança do Coração – Edelstein Volkstanzgruppe

13/10 (domingo)

10h: Patrono com Autores

11h: Acústico Preto e Branco

14h: Teatro: Aventuras na Biblioteca

15h: Show musical Johana Martins

16h: Teatro: Dom Quixote

17h: Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha / Coro Canto e Encanto de Picada Café

18h: Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis

19h: Encerramento – Coro Juvenil de Nova Petrópolis

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis ocorre de 8 a 13 de outubro, das 8h às 21h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio Departamento Municipal de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. São apoiadores da Feira do Livro: Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Acqua Lokos, Parque Terra Mágica Florybal e Snowland. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira e Imobrás.