Carregando
  • HOME
  • BLOG
  • SEMANA FARROUPILHA DE GRAMADO

Onde ir

Mais de 20 mil pessoas prestigiam a Semana Farroupilha de Gramado

Lago Joaquina sediou o evento pela primeira vez

Mais de 20 mil pessoas prestigiaram a programação da Semana Farroupilha de Gramado, tornando a edição de 2018 uma das maiores dos últimos anos. Vários fatores colaboraram para o sucesso de público, entre eles, a escolha de um dos pontos mais queridos da cidade parra sediar as atrações: o Lago Joaquina Rita Bier. Além disso, a edição deste ano contou com uma maior participação dos tradicionalistas e valorizou a presença dos artistas Gramadenses, como cantores, instrumentistas e grupos. Entre eles, estão Pepeu Gonçalves, Ataliba, Rodrigo Andrei Mumbach, Laerte Hugentobler, Juliano Bolfe, Coral Bocalis, Orquestra de Violões e Orquestra Sinfônica de Gramado. No total, foram mais de 15 atrações musicais dentro da programação do evento, incluindo um baile gratuito na sede do CTG Manotaço com o conjunto Os Mirins.

“Tivemos a presença maciça da comunidade, que se identificou com o espaço e com os festejos. O Lago Joaquina, além de ter esse visual lindo, facilita a mobilidade urbana. Só temos a agradecer aos tradicionalistas, ao CTG Manotaço, aos artistas convidados, comunidade e turistas, que abraçaram a Semana Farroupilha, tornando esta edição a mais comunitária até agora. Além disso, a equipe que organizou o evento trabalhou unida, com muito afinco e carinho para que ele fosse uma atividade cultural para a comunidade de Gramado”, destaca o Secretário da Cultura, Allan John Lino.

O último dia da Semana Farroupilha de Gramado, nesta quinta-feira (20), contou com diversas atrações que reuniram a comunidade e os turistas no Galpão da Hospitalidade, montado no Lago Joaquina Rita Bier. A cerimônia de encerramento ocorreu às 20h, quando mais de 120 integrantes do CTG Manotaço realizaram o tradicional Desfile de Cavalarianos e reconduziram a Chama Crioula do Galpão para a sede do CTG, no bairro Mato Queimado, que foi extinta à meia-noite.

O Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, o Secretário Allan, o Secretário Adjunto da Cultura, Milton Ramisch, o patrão do CTG Manotaço, Eder Lahnel, participaram da cerimônia, além de diversas autoridades municipais.

“Esse é um momento muito importante para a cultura gaúcha, quando reverenciamos nossa história e nosso amor pelo Rio Grande do Sul”, disse o Prefeito Fedoca.

Ao final dos pronunciamentos, ocorreu o show de Juliano Bolfe, seguido pela Orquestra de Violões de Gramado. A programação desta quinta começou ainda pela manhã, às 10h, com o show “Milongas”, de Laerte Hugentobler, seguido de Meninos Gaiteiros de Nova Petrópolis, Pepeu Gonçalves, declamação com Larissa Borges e Rodrigo Mumbach, Marcello Caminha, Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra, e declamação com Berkai.

O guardião do Galpão da Hospitalidade

O amor pelas tradições gaúchas tornou o tradicionalista Valdir Pimmel, 55 anos, conhecido como Pimba, um guardião informal do Galpão da Hospitalidade e da Chama Crioula. Durante a semana, Pimba fez chimarrão para os visitantes e ensinou a fazer café à moda antiga. Para a alegria das crianças, ele ainda levou uma charrete e a égua zaina Cigana para passear com a garotada. “Há anos Gramado não tinha uma Semana Farroupilha como essa. Todos unidos pela mesma causa”, afirma.

A Semana Farroupilha iniciou no último dia 13 com a chegada da Chama Crioula no CTG Manotaço. As atividades culturais do evento começaram no dia 15, quando a cultura e o tradicionalismo foram celebrados com música, teatro, declamação, contação de histórias, desfile de moda gaúcha contemporânea e oficinas de culinária e de usos e costumes, abrangendo pessoas de todas as idades.

A Semana Farroupilha de Gramado é promovida pela Prefeitura e pela Secretaria da Cultura e, em 2018, foi coordenada pela servidora pública Emily Braun. Já a coordenação pedagógica do evento, que trouxe mais de 4 mil crianças para o Galpão da Hospitalidade, ficou por conta da servidora Margarete Anschau. Emily e Margarete foram homenageadas na abertura dos festejos, recebendo uma placa em reconhecimento por suas atuações. O Secretário Adjunto da Cultura, Milton Ramisch, foi o responsável pela parte operacional e o servidor César Rebello pela parte financeira do evento.

Os festejos contaram com o apoio da loja Santa Fé, Orbis Clube, Sinoscar Gramado, Mercado Stahl, Supermercado Rissul e restaurante El Cordero. Durante a semana, foram oferecidas refeições gratuitas ao público, como carreteiro de charque.

Agenda – Para encerrar as atrações do Mês Farroupilha, no próximo dia 29 haverá um recital tradicionalista com Pepeu Gonçalves às 20h, no Centro Municipal de Cultura, gratuito ao público.